Kitchari, refeição detox do Ayurveda

Por Gabriela Paleta, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda

3 minutos de leitura

Kitchari é um prato tradicional indiano, típico da culinária ayurvédica, uma refeição saborosa e nutritiva que tem sido apreciada desde tempos imemoriais. Um prato simples, mas versátil, que oferece uma riqueza de benefícios para a saúde. É frequentemente consumido durante as curas de limpeza ayurvédicas ou como uma refeição leve e nutritiva para auxiliar a digestão e o bem-estar geral.

Famoso pelas suas propriedades de equilíbrio e cura, é tipicamente feito de uma mistura harmoniosa de arroz e feijão mung, partido e descascado, que pode ser combinado com especiarias e vegetais. A consistência do kitchari pode variar, de uma textura semelhante à de uma papa a um prato mais seco e solto.

Benefícios do kitchari

Desintoxicação: Os temperos usados no kitchari, como curcuma, cominho e coentro, possuem propriedades desintoxicantes naturais que ajudam a limpar o corpo e auxiliam na eliminação de toxinas (ama).

Suporte digestivo: A sua natureza suave apoia o funcionamento do sistema digestivo. A combinação de arroz e feijão mung fornece um bom equilíbrio de fibras e proteínas, auxiliando na digestão adequada, sem causar desconforto.

Equilibra os três doshas: De acordo com o Ayurveda, o kitchari é considerado um alimento tridóshico, o que significa que equilibra todos os três doshas – Vata, Pitta e Kapha – tornando-o adequado para todos os biotipos.

Rico em nutrientes: Kitchari é uma refeição completa que oferece uma variedade de nutrientes essenciais de seus ingredientes. É uma fonte de carboidratos complexos, proteínas e uma variedade de vitaminas e minerais.

Ingredientes

Para 3-4 pessoas:

1 chávena de arroz basmati
1/2 chávena de feijão mung partido e descascado
1 cebola amarela pequena
1 pedaço de gengibre fresco
1 colher de chá de curcuma em pó
1 colher de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de sementes de mostarda preta
1 pitada de assa-fétida
1 ½-2 colheres de sopa de ghee (ou azeite)
2 dentes de alho inteiros
4-5 folhas de curry
4-6 chávenas de água
pimenta preta moída na hora e sal a gosto
folhas de coentros, limão 

Preparação:

  • Lava bem o arroz e o feijão.
  • Numa panela, aquece o ghee ou azeite, adicione as sementes de cominho, mostarda e folhas de curry. Deixa libertar o aroma, por um 1 minutinho. Adiciona cebola, gengibre, curcuma, assa-fétida e cozinha um pouco, mexendo.
  • Adiciona o arroz e o feijão mung e refoga por alguns minutos.
  • Adiciona a água e o alho. Tempera com sal e pimenta a gosto.
  • Reduz o fogo, tampa e deixa cozinhar até que o arroz e o feijão estejam macios (aproximadamente 45-60 minutos).
  • Ajusta a quantidade de água para a consistência desejada.
  • Complementa com azeitonas cortadas, sementes de sésamo ou folhas de coentros, na hora de servir. 

Vegetais pacificadores

Complementa este prato com vegetais adequados ao dosha em desequilíbrio, que deves cozinhar juntamente com o resto dos ingredientes:

Para Vata
Abóbora, espargos, beterraba, cenoura, feijão verde, pimento verde, alho-francês, cebola doce refogada, pastinaca/xeróvia, batata-doce, curgete.

Para Pitta
Espargos, beterraba, pastinaca, bróculos, couve-de-bruxelas, couves, cenoura, couve-flor, feijão verde, erva-doce, folhas verdes, cebola doce cozida, salsa, ervilhas, rabanetes, abóbora, batata-doce, curgete, rúcula, alcachofra.

Para Kapha
Alcachofra, rúcula, folhas verdes, alho francês, bróculos, aipo, cenoura, rabanete, couve, milho, espinafre, rebentos, coentros, salsa.

Podes guardar o kitchari no frigorífico por um ou dois dias, embora o Ayurveda aconselhe preferir sempre as refeições confecionadas na hora. 

Bom proveito!

Foto via Canva

Apoiar o nosso jornalismo independente


Discover more from Prana Magazine

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário