Por Gabriela Paleta
Terapeuta de Medicina Ayurveda
As folhas de coentros perfumam e dão um sabor característico em muitas refeições tipicamente portuguesas. São refrescantes, aromáticas, suaves e agradáveis. Típico para uma cozinha de um país com um clima relativamente ameno, e verões muito quentes.
Mas se formos para países onde o clima já é bastante mais frio, descobrimos que as sementes são usadas mais que as folhas..
Por que haverá esta diferença? Ayurveda diz-nos que as folhas de coentros têm uma potência mais fria, amarga e refrescante, enquanto as sementes tem uma potência ligeiramente mais quente, são mais picantes e aquecedoras.
O amargo das folhas equilibra o Dosha Pitta. O picante das sementes melhora a digestão do dosha Kapha, podendo também ser usadas para problemas de Pitta (inflamações, infeções) quando outras especiarias picantes não são aconselhadas.
A infusão fria de sementes liberta o calor do sistema urinário e podem ser usadas como digestivo, expectorante, antialérgico e para a desintoxicação do sangue.
E são especialmente úteis para as alergias da primavera, por aumentarem o fogo digestivo do dosha Kapha.
Assim, nos tempos (e países) mais frios, usar as sementes para promover uma boa digestão faz mais sentido, já que o frio baixa a nossa energia e o nosso fogo digestivo. Por outro lado, nos tempos (e países) mais quentes, usar as folhas ajuda a refrescar o corpo das temperaturas altas.
Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
