Cardamomo no Ayurveda

Por Gabriela Paleta
Terapeuta de Medicina Ayurveda


Nome comum: Cardamomo
Nome latino: Elettaria Cardamomum
Outros omnes: Capalaga, Elaiachi, Cardamomo Verde, Cardamomo do Ceilão

O cardamomo é uma especiaria da família do gengibre, nativa do sul da Índia e cultivada hoje em dia em várias partes do mundo. Tem um aroma perfumado e forte, algo picante. O sabor também é intenso. O cardamomo verde é uma das especiarias mais caras (em peso). 

De acordo com Ayurveda, o cardamomo é uma especiaria tridóshica, ótima para equilibrar os três doshas, mas particularmente equilibrar Kapha – estômago e pulmões.

Tem sabor (rasa) picante e doce, é leve e seco, move a energia para fora, aumenta a clareza, mobilidade, luz, liquefia. Tem potência fria. Ajuda na digestão e saúde respiratória.

Há menção do cardamomo nos textos clássicos ayurvédicos e também relatos do seu uso, por exemplo, pelos Egípcios para manter o hálito limpo e limpar os dentes.

Limpeza estomacal

Oferece benefícios para diversas dificuldades digestivas, desde arrotar ao vômito e digestão lenta. Quando a comida fica parada ou se mexe em direção contrária (para cima), o cardmomo ajuda a reverter o seu sentido. 

Acelera o ritmo gástrico, relaxando o estômago. É especialmente bom para aquelas alturas em que “os olhos comem mais que a barriga”. 

Ajuda a melhorar a nausea e o mal-estar matinal das grávidas. 

Relaxante muscular

Relaxa o tecido muscular e é um antiespasmódico, que ajuda a acalmar cólicas, asma, dor de cabeça.

Outros

Útil na asma e dispneia, alívio de dores no corpo. É ainda carminativo, aumentando a temperatura e abrindo os poros, para limpar as toxinas da pele. Limpa o sistema linfático e é broncodilatador. 

Usado em infeções de dentes e gengivas, problemas da garganta – tosse produtiva, congestão dos pulmões, inflamação das pálpebras, distúrbios gastrointestinais, desintegração renal, impotência, disfunção erétil etc. 

O óleo obtido do cardamomo chama-se óleo de Elaichi e tem efeitos antisséticos, diurético, expectorante, estimulante, carminativo, digestivo, tônico estomacal.

Do ponto de vista energético – ajuda a trazer alegria, bem-estar e melhora a boa disposição. 

Como usar

Sob forma de chá, em bebidas, comida ou sobremesas. É um dos ingredientes chave do chai indiano. 

Infusão para mau hálito, dor de garganta: deixar 2-3 gramas de sementes de cardamomo em um copo com água quente durante 8h-10h, coar e beber morno.

Inchaço ou intoxicação alimentar: imsturar num jarro cadamomo em pó, sal de Himalaya e gengibre em pó, em partes iguais.  Tomar 1-2g duas a três vezes ao dia, com um pouco de água morna. Acalma os gases, inchaço abdominal.

Náusea: misturar cardamomo em pó com um pouco de açúcar mascavado e  tomar com um pouco de água. Útil nos enjoos e náuseas.


Discover more from Prana Magazine

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário