Ayurveda e imunidade

Por Gabriela Paleta
Terapeuta de Medicina Ayurveda

De acordo com Ayurveda, existe uma substância preciosa no corpo dos seres vivos que governa o envelhecimento, a imunidade, o aspeto da pele, o vigor, o humor, o sono, a digestão, a espiritualidade e a força física.

Esta substância é chamada ojas.

Em sânscrito, ojas tem dois significados essenciais: “vigor” quando falamos sobre saúde física e vitalidade; “expressão física da consciência” quando falamos de bem-estar espiritual e emocional.

Como é que o corpo produz ojas?

Nascemos com uma reserva de ojas, criada na altura da formação do nosso corpo. Depois do nascimento, produzimos ojas de duas formas: através da alimentação e
através de outras atividades físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Quando comemos alimentos frescos e não processados, quantidades microscópicas da sua essência acumulam-se ao longo do tempo, através da purificação do processo digestivo, e formam ojas no nosso corpo.

Este processo dura cerca de 30-35 dias para ser concluído. Neste período, os alimentos são ingeridos, digeridos e eliminados, e os nutrientes resultados são usados para construir os sete tecidos corporais, culminando com a produção do ojas – o produto final da nossa digestão.

Ojas assim resultado, é depositado no nosso coração e de lá nutre a energia subtil do nosso corpo, que alimenta o nosso vigor, a vitalidade e a imunidade.

Se o processo digestivo estiver desequilibrado (devido a fatores físicos, mentais, emocionais, ambientais etc.) ou os alimentos não forem adequados (pesticidas, aditivos sintéticos, corantes, plásticos, fast food, etc), os nutrientes dos alimentos não serão extraídos de forma adequada ou não terão uma boa qualidade, e assim o nosso ojas ficará debilitado.

Também podemos construir ojas ou apoiar o processo da sua construção através de outras atividades como:

  • amar os outros
  • rir
  • fazer coisas que gostamos
  • dar e servir os outros
  • yoga, respirações e meditação
  • exercícios de respiração pelo nariz
  • estar na natureza
  • descansar 7-8 horas por noite, respeitando o ritmo circadiano

Como sabemos se temos bom ojas?

Uma reserva abundante de ojas reflete-se no brilho dos olhos, no brilho da pele (aquele brilho tão evidente nos bebés e mulheres grávidas), fertilidade, imunidade resistente, digestão forte e clareza de espírito.

Quando o ojas está diminuído ou esgotado – o que pode acontecer por stress crónico ou excessivo, falta de sono, má digestão ou atividade mental ou física excessiva – a mente, o corpo e o espírito podem ficar comprometidos.

Preparado para aumentar ojas

Experimenta esta receita:

Ingredientes:

5-6 amêndoas demolhadas, sem casca,
1 tâmara medjol ou 2 tâmaras normais (sem caroços)
1 colher de chá de flocos de coco
1/2 colher de café de ashwaghanda
1/2 colher de café de cúrcuma
uma pitada de noz moscada
uma pitada de cardamomo
1 copo de leite da “vaca feliz” (mais indicado para Vata e Pitta) ou leite vegetal (para todos os doshas, mas principalmente para Kapha)
1/2 colher de chá de ghee

Modo de preparação:

Junta tudo num recipiente e leva a aquecer ao lume até iniciar fervura. Depois, retirar do lume, juntar 1/2 colher de chá de ghee e triturar. Beber antes de dormir.


Discover more from Prana Magazine

Subscribe to get the latest posts sent to your email.