Três perguntas para se fazer todos os dias

Por Pranaworld

Dizem que devemos ter um propósito a alcançar todos os dias. Sem propósito e determinação, os dias simplesmente passam sem grande progresso. Todos os dias nos são dadas novas oportunidades de evoluir, de experimentar o que ainda não tentámos, de amar mais e dar mais. Se aproveitaremos ou não essas oportunidades depende de nós. Depende se estamos prontos e preparados e da nossa motivação. Se a nossa motivação é crescer e evoluir, três questões podem ajudar-nos a avaliar os nossos dias e as nossas conquistas.

As perguntas que fazemos a nós mesmos determinam o tipo de pessoas que nos tornaremos.
Leo Babauta (n. 1973)

Como aprender?

A vida é feita de lições; é sobre avançar, crescer e evoluir. Algumas pessoas aprendem as lições mais rápido, outras mais devagar. Algumas usam as vidas e experiências dos outros para aprender mais facilmente, enquanto outros se agarram ao que a vida lhes oferece.

Seja rápido ou devagar, todos precisamos percorrer este caminho e, um dia, alcançar o auge da vida.

Aqueles que crescem mais rápido são geralmente os que observam mais, pensam mais e aprendem mais.

Aprender vem do aspeto luminoso da alma, a inteligência, e pode, portanto, remover a ignorância. Para procurar lições e aprender com elas, devemos ter um certo grau de consciência. A consciência dá-nos a capacidade de observar o que acontece dentro e fora de nós. Sem consciência, a mudança não é possível.

Sem consciência não há transformação interior. Sem reflexão interior não haverá consciência… A consciência é necessária para a evolução espiritual.
Mestre Choa Kok Sui (1952-2007)

Uma das técnicas que nos pode ajudar a observar e aprender com os erros é passar algum tempo antes de dormir revisitando o dia que passou e tentando analisá-lo. Pensa nas boas ações, assim como nos erros. Reflete sobre o que cada pessoa e cada incidente trouxeram para ensinar; anota as lições e esquece os acontecimentos desagradáveis.

Afinal, todos cometemos erros… o importante é aprender com eles e continuar a avançar.

Como amar?

Ser inteligente é bom, mas também deves ter um bom coração.
Mestre Choa Kok Sui

O amor da alma fortalece-se quando amamos e cuidamos dos outros. Como seres de amor divino, as nossas ações, palavras e feitos devem estar cheios de amor pelos nossos semelhantes e por toda pessoa e todo ser.

O amor é necessário para o desenvolvimento espiritual. Sem amor, experimentar a unidade divina não é possível. O amor ativa o chakra do coração. Sem a ativação do coração, o chakra da coroa não se pode desenvolver e a união divina não é possível.

A nossa sociedade atual precisa de amor! A razão por trás de muitos transtornos psicológicos, conflitos e guerras é basicamente a falta de amor, a falta de contacto humano. O amor é terapêutico, pode trazer paz e tranquilidade.

A energia do amor é real! O antídoto para a crueldade é a bondade amorosa e a não-violência.
Mestre Choa Kok Sui

Demonstrar amor não apenas nutre as pessoas ao teu redor, mas também te nutre em primeiro lugar. O amor é frequentemente descrito como alimento que torna os nossos chakras grandes e vibrantes.

Nem precisas de procurar pessoas para amar. Há muitas pessoas por aí que precisam de amor e afeto.

Sê generos@! Compartilha amor e vê como serás preenchid@ de amor.

Onde há amor, há vida.
— Mahatma Gandhi (1869-1948)

Como servir?

O grande destino do indivíduo é servir, e não dominar.
Albert Einstein (1879-1955)

O propósito da vida e da evolução não é basicamente alcançar a felicidade, o nirvana e a unidade e parar! O propósito maior é tornar-se um melhor instrumento para servir. Boa vontade, amor e cuidado não são suficientes. Deve existir também a vontade de fazer o bem; a vontade de criar uma mudança.

O serviço ativa, basicamente, o aspeto da vontade da alma.

A diferença entre uma pessoa que realiza coisas e uma que não realiza é a força de vontade. Com o poder interior podes fazer grandes coisas. O possível ou impossível está dentro de ti.
Mestre Choa Kok Sui

Como seres de poder divino, temos a capacidade de criar mudanças no mundo em direção a um futuro melhor e de “impulsionar a raça humana para frente.”

Existem, na verdade, muitas oportunidades de servir! Sempre que encontramos uma pessoa ou um grupo de pessoas, temos uma oportunidade de serviço. Pergunta a ti mesm@: como podes ajudar e a quem podes servir em cada situação?

O serviço não apenas ativa a nossa vontade e desperta o nosso poder interior, mas também ajuda os nossos chakras a se desenvolverem.

Como enfatizado por muitos mestres espirituais, o tamanho estimulado dos chakras após a meditação é diferente do seu tamanho funcional! Para mantê-los permanentemente ativados, precisamos praticar o serviço.

Servir é uma forma mais rápida de se desenvolver do que meditar sozinho nas montanhas!
Mestre Choa Kok Sui

O serviço torna-nos um canal, aumenta o nosso poder interior e fortalece-nos.

Vamos constantemente aprender, amar e servir!

Foto de Petya Georgieva 

Ler também:



Discover more from Prana Magazine

Subscribe to get the latest posts sent to your email.