Céu de dezembro: notas astrológicas 

3 minutos de leitura

Os primeiros dias de dezembro marcam uma fase positiva e com potencial de concretização, ajudada por um grande trígono de água. No segundo terço do mês, pode surgir inquietação e confusão, e os dias em torno do solstício, no dia 21, carregam alguma tensão, pedindo dedicação a objetivos realistas. As festas prometem um tom espiritual, abrindo caminho para um novo ano com maior consciência e foco.

Nos primeiros dias do mês, as questões relacionais podem ganhar destaque, com Vénus em Sagitário e Plutão em Aquário a formar um sextil no dia 2. Os laços podem ganhar profundidade através de conversas esclarecedoras e honestas. A Lua Cheia em Gémeos, a 5 de dezembro, reforça a predisposição para a comunicação aberta. É um bom momento para abordar assuntos exigentes. Ao mesmo tempo, Marte em Sagitário forma um trígono com Quíron em Carneiro. É possível compreender antigas dores e avançar no processo de as curar.

Mapa astral a 1 de dezembro de 2025 – Tempo Universal

Nos dias 6 e 7, Mercúrio em Escorpião, Júpiter em Caranguejo e Saturno em Peixes formam um grande trígono. É um período propício para estruturar ou concluir projetos. Conflitos trabalhados neste momento permitirão desenvolvimentos positivos, ainda que, a curto prazo, possa surgir alguma resistência, impaciência e fricção, pois Marte quadra Saturno no dia 9. Ajusta as estratégias e aceita os limites quando necessário.

Nos dias 10 e 11, Mercúrio em Escorpião encontra Lilith, opõe-se a Urano em Touro e forma um trígono com Neptuno, que fica direto no último grau de Peixes também no dia 10. Mercúrio move-se depois para Sagitário. É possível alguma inquietação, acontecimentos imprevistos e mudanças súbitas. Traça limites claros e examina cuidadosamente que pensamentos permites na tua mente.

Marte atinge o último grau de Sagitário a 14 de dezembro e forma quadratura com Neptuno. Dá-te uma pausa; quando o planeta da ação entrar em Capricórnio, no dia 15, a determinação e a disciplina regressam. A quadratura entre o Sol e Saturno a 17 de dezembro também chama a assumir responsabilidade e a dedicar a objetivos realistas.

A Lua Nova em Sagitário, no dia 20, inspira uma busca por significado e renovação interior. No entanto, os dias em torno do solstício, no dia 21, são algo tensos: Sol e Vénus formam quadratura com Saturno e Neptuno, e Júpiter forma também com Quíron. Expectativas não satisfeitas e ideais irrealistas podem conduzir a desilusões. Este período convida a testar sonhos e a assumir responsabilidade pela sua própria felicidade.

Com a entrada do Sol em Capricórnio (solstício), o foco desloca-se para a ação estruturada e a concretização. Vénus também entra em Capricórnio a 24 de dezembro, formando quadratura com Neptuno. Este movimento ecoa fortemente o espírito do Natal, despertando anseios de redenção e estabilidade nas relações, que podem conduzir a experiências transcendentes ou, se não houver cuidado, a ilusões.

O trígono entre Mercúrio e Quíron, a 28 de dezembro, favorece o diálogo curativo, enquanto a quadratura entre Mercúrio e Saturno, a 30 de dezembro, lembra que se deve escolher bem as palavras e assumir responsabilidade pelo que se comunica.

Mapa astral a 31 de dezembro de 2025 – Tempo Universal

Artigo inspirado na newsletter de Astro.com


Discover more from Prana Magazine

Subscribe to get the latest posts sent to your email.