O chakra Vishuddha, localizado na garganta, é o quinto centro de energia do corpo. Revela a expressão pessoal e artística, é onde ressoa a verdade interior de cada um. Rege a traqueia, a garganta, as vértebras cervicais e a glândula tiróide.
Todos os problemas e experiências desagradáveis que “engolimos” e suprimimos durante o curso da vida continuam a existir na mente subconsciente até que sejam enfrentados e resolvidos com sabedoria. Um bloqueio neste chakra pode produzir sentimentos de ansiedade, falta de liberdade, incoerência, restrição, problemas de tiróide e garganta, de deglutição e da fala.
A quantidade de palavras e ações que temos muitas vezes nos distancia da nossa presença, do contacto com a verdade maior, pelo que o essencial para este chakra é o silêncio meditativo. Quando a consciência individual é dissolvida, o Ser alcança um sentimento de felicidade e liberdade que permite que as suas habilidades floresçam.
A sua imagem simbólica é um lótus com 16 pétalas, que representam habilidades potenciais (Klas) que um ser humano pode desenvolver. Como o chakra Vishuddha é o centro do som, o número também pode representar as 16 vogais do alfabeto sânscrito.
Frase-chave: Eu expresso-me com verdade
Cor: Azul claro
Elemento: Éter
Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Salamba Sarvangasana, Halasana, Jathara Parivartanasana
Mantra: Ham
Nota musical: Sol
Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
