Por Associação Internacional de Astrologia Humanista e Transpessoal
Eclíptica
O caminho aparente do sol pela esfera celeste, na verdade corresponde ao movimento de translação da Terra à volta do Sol. O Zodíaco que os antigos definiram como um anel à volta da Terra com uma latitude de 17º (norte 8º,5 + 8º,5 sul) tem como centro a Eclíptica, e representa a marcha dos planetas à volta do Sol no nosso Sistema Solar.
Horizonte
O espaço no qual nos movemos inclui os pontos cardeais em qualquer superfície terrestre. Simboliza o Eu/Ego, o modo como se define o espaço individual. Está em analogia com a Cruz do tema (ASC-DESC; MC-FC) especialmente com o Ascendente. As coordenadas do sistema horizontal são a altitude e o azimute.

Equador
Linha imaginária que divide o planeta Terra em duas partes iguais, o seu prolongamento gera o Equador Celeste. Eixo universal de medição de todo e qualquer astro na Esfera Celeste, as coordenadas equatoriais são: a Declinação e a Ascensão Reta
Este plano está em analogia com o plano social, coletivo, cultural, e com o MC – que se posiciona no grau onde o meridiano do lugar interseta a eclíptica. Todos os meridianos unem determinados pontos da Terra com os Polos. Os polos e o equador celeste são uma projeção dos polos e do equador terrestre, daí, as declinações de um astro com o mesmo grau serem paralelas ou equivalentes à latitude terrestre. Exemplo, uma estrela com declinação de 38º42 está no mesmo paralelo de Lisboa que tem a equivalente latitude geográfica.

Se temos três planos, também temos três eixos fundamentais em cada um deles:
1. ASC/DESC – Ascendente/Descendente
Descoberta do eu na relação com o outro; relação sujeito/objeto; associações de alma, de ideais, partilha de consciências, confrontação entre o eu e o outro, oposição de energias, conflito e dualidade…
O eixo ascendente/descendente corta o plano da eclíptica próximo dos pontos este e oeste do horizonte. A coincidência exata com os pontos este e oeste só se verifica nos dias em que a Terra atravessa os equinócios ou pontos vernais – interseção do plano do Equador com a Eclíptica.

2. Eixo Vértice e Anti Vértice AV/VX
Corresponde à interseção do plano da Eclíptica com o Primeiro Vertical – simboliza, a 5ª e a 6ª direção do espaço, o frente e o detrás, corresponde a situações de impasse, avançar ou recuar, confrontar ou alinhar, esbarrar com, relacionamentos espontâneos, possíveis conexões de cariz cármico. Este eixo faz parte do sistema horizontal onde encontramos o Zénite e o Nadir como polos, o PV é o meridiano que passa pelo Zénite e cruza o horizonte nos pontos Este e Oeste e o meridiano do lugar é perpendicular ao Primeiro Vertical, passa pelo Zénite e determina os pontos norte e sul no horizonte.

3. Eixo – Ascendente e Descendente Equatorial (ASC EQ/DE)
O ascendente equatorial determina-se pela projeção do ponto este do horizonte na eclíptica. Os pontos Este e Peste intersetam o Primeiro Vertical e o Equador no Horizonte. Este eixo corresponde à nossa imagem pessoal projetada na sociedade, na forma como lidamos com as associações culturais e sociais, e como nos confrontamos com essas normas e costumes.

Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
