Por Gabriela Paleta
Terapeuta de Medicina Ayurveda
A digestão adequada é fundamental para uma boa saúde, de acordo com a Medicina Ayurvédica. Quando ingerimos alimentos muito processados, com açúcar refinado ou conservantes, quando não damos importância à preparação e ingestão de alimentos e não tratamos o processo de alimentação como um ritual sagrado, tudo isso afeta a nossa digestão e a nossa saúde.
Comer alimentos frescos e ricos em prana (energia vital), preparados com amor e atenção, traz-nos uma digestão mais leve, um corpo e uma mente mais tranquilos e saudáveis.
Um outro elemento que contribui para uma ótima digestão é uma boca saudável!
Quando a nossa saliva (bodhaka kapha, um dos subdoshas de Kapha) está equilibrada, os dentes ficam limpos, as gengivas saudáveis e a digestão melhora.
E é importante entender que a digestão se inicia na nossa boca, no ato de produzir a saliva certa para misturar com os alimentos e os tornar mais fáceis de digerir. O que comemos torna-se nos “blocos de construção” dos nossos tecidos corporais. Quando comemos alimentos saudáveis e praticamos diariamente uma higiene bucal adequada, estamos a contribuir para a manutenção da nossa saúde e também de um sorriso atraente!
Como manter uma saliva equilibrada
Quando sentimos a boca seca, há uma deficiência de saliva, o que prejudica a digestão e também a saúde dos dentes e gengivas. Deixo aqui algumas dicas e práticas ayurvédicas para ajudar a ter uma boa saliva:
- Reduzir e/ou eliminar bebidas ácidas como café e álcool.
- Diminuir a ingestão de açúcar, principalmente o refinado, sal e alimentos muito adstringentes – que secam os nossos fluídos.
- Tomar consciência da respiração – respira pelo nariz e não pela boca
- Beber água morna ou a temperatura natural durante o dia, o suficiente para se manter hidratado. Evitar bebidas açucaradas ou refrigeradas, elas fazem baixar o fogo digestivo.
- Tomar chá de ervas suavizantes e hidratantes como alcaçuz, malva, por exemplo.
- Bochechar com óleo pela manhã, depois de lavar os dentes.
- Evitar o uso de antisséptico bucal a base de álcool.
- Não fumar (o fumo seca as secreções do corpo)
- Se fizeres uso frequente de ar condicionado, assegura-te de que o ar que respiras é suficientemente húmido.
Limpar a língua
A limpeza da língua é feita através do processo de raspagem e é algo que devemos fazer ao acordar. Porque, enquanto dormimos, todo o nosso corpo e a mente passam por processos de limpeza e desintoxicação, relaxamento e reparação. Uma das vias de eliminação é pela boca, sendo uma cavidade que comunica para o exterior. Por isso, algumas destas toxinas depositam-se na língua, sob forma de uma capa esbranquiçada, amarela ou acinzentada e devem ser eliminadas para que não sejam novamente engolidas.
A reingestão destas toxinas, pode causar má digestão, mau hálito e acúmulo de bactérias nocivas na boca e no trato gastrointestinal.
Benefícios das limpeza da língua
A raspagem da língua é uma prática mencionada nos textos clássicos, que faz parte da rotina diária ayurvédica (Dinacharya).
- Eliminar ama (resíduos tóxicos resultantes do processo de digestão ineficaz) e outras bactérias da língua e da boca.
- Previne o mau hálito.
- Melhora o funcionamento das papilas gustativas e a percepção dos sabores.
- Melhora a qualidade da nossa saliva e, assim, a digestibilidade dos alimentos que ingerimos.
- Estimula o funcionamento do intestino grosso (prepara o corpo para a excreção/eliminação).
- Estimula e revigora o funcionamento dos nossos sentidos.
Com que raspar a língua
O raspador de língua é um pequeno dispositivo em forma de U, com bordas lisas, que funciona para raspar suavemente a capa da língua e eliminá-la da boca.
Tradicionalmente, Ayurveda recomenda o uso de um raspador de língua de cobre, porque o cobre tem propriedades antibacterianas naturais. Normalmente, mais aconselhado para toxinas do tipo Kapha (capa esbranquiçada).
Para toxinas do tipo Vata (acinzentadas) e Pitta (amareladas) um raspador de língua de aço inoxidável funciona otimamente bem.
Posso usar a minha escova de dentes para raspar a língua? Esta é uma pergunta frequente que recebo sempre que falo em raspar a língua. Se não tiver capa ou a capa for muito leve e fina, podes usar a escova, para limpar e massajar um pouco as papilas gustativas.
Se a capa for média ou espessa, limpar com a escova não fará grande diferença. O raspador seria muito mais eficaz, tanto na retirada como na reposição do equilíbrio dos ácidos na boca. E, ao puxar com o raspador, poderás ver a capa a ser eliminada.
Como limpar/raspar a língua
Este ritual diário é melhor quando feito logo pela manhã, antes de comer ou beber. Segurar o raspador de língua de ambos os lados. Estender a língua para fora da boca e verificar se há capa. Colocar o raspador na parte de trás da língua e raspar suavemente para frente e para fora da boca. Lavar o raspador e repetir cerca de 7 vezes. Mesmo que não consiga retirar tudo, seria suficiente.
Atenção: este deve ser um processo consciente e deverá estar com atenção ao seu corpo e à sua língua. Não deve provocar dor ou feridas. É preferível fazer menos vezes do que magoar-se.
Como limpar o raspador
É suficiente passar o raspador por água morna e limpar com sabão natural. Secar com um pano macio.
Se o raspador de cobre necessitar de reganhar o seu brilho, pode usar um ¼ de rodela de limão, mergulhá-lo no sal puro do Himalaia e esfregar no raspador.
Boas raspagens!
Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
