Por Joaquim Jorge
Especialista clínico de Medicina Ayurveda
Dinacharya e Ritucharya são termos da Medicina Ayurveda e literalmente significam “rotina diária” e “rotina sazonal”. Os antigos sábios da Índia perceberam que uma rotina para viver em harmonia com as alterações na Natureza, ao longo do dia e do ano, é a forma mais poderosa de manter a saúde.
Através da observação do comportamento dos animais, das plantas, do vento, do Sol, dos ciclos lunares, do dia e da noite, das estações do ano, dos planetas e das estrelas, eles aprenderam que o ser humano é influenciado por vários fatores. Estes interagem e influenciam a nossa estrutura biológica, que rege as flutuações da temperatura corporal, a pressão arterial, a força muscular, o sistema hormonal, neurotransmissores e todos os processos metabólicos, como, por exemplo, o sono e o despertar.
O Ayurveda recomenda algumas práticas diárias como parte do regime de Dinacharya, com todos os benefícios físicos e mentais que este proporciona. Muitos de nós já realizamos certas rotinas de uma forma quase intuitiva. Para manter a saúde, devemos compreender a importância do relógio biológico do ritmo circadiano. Quando as rotinas ayurvédicas foram desenvolvidas, a humanidade não tinha o ritmo de vida que tem atualmente, a vida era mais calma, sem relógios, nem televisão nem internet e seguia-se o ritmo solar. A minha sugestão é que, de acordo com a tua consciência e tempo, te ajustes gradualmente ao que é proposto.
Início do dia
De uma forma geral, a melhor hora para acordar é cerca de 30 a 40 minutos antes de o sol nascer. No início, podemos colocar um despertador, mas ao fim de algum tempo acabamos por acordar automaticamente.
A melhor hora para acordar é entre as 4 e as 6 horas da manhã, designado de período Brahma muhurtam, que ocorre no horário Vata. Os nossos pensamentos estão claros e límpidos, assim como os pulmões, que absorvem o ar puro da manhã. Durante este horário a natureza está em silêncio, serena, proporciona paz de espírito e nutre o nosso corpo com essa energia. Também é a melhor hora para meditar e estudar, pois absorvemos melhor o conhecimento.
Na Índia existe a tradição de realizar certos rituais ao acordar, tais como olhar para as mãos e depois suavemente fazê-las deslizar pelo corpo para harmonizar a aura, agradecer ao Universo ou fazer alguma oração/meditação, de forma a termos um dia auspicioso e sermos mais sábios e coerentes.
Lavagem do rosto e dos olhos
Lavar a cara e os olhos com água fria ou, no Inverno, com água morna, de forma a limpar e nutrir a pele, ajudar a equilibrar as desordens oculares e refrescar a vista e a mente. Pode-se usar um preparado específico e, com um copo adequado para o efeito (existem no mercado vários modelos), pode-se mergulhar os olhos num preparado específico:
- Para os três doshas, em geral, pode ferver-se, durante 10 minutos, ½ colher de café de Triphala, em 200ml de água, deixar arrefecer e filtrar (pode/deve ser feito de véspera);
- As pessoas de estrutura mais Pitta podem usar água em que ficaram demolhadas, durante a noite, pétalas de rosa.
Lavagem dos dentes
Escovar os dentes com uma pasta dentífrica ou pó, de acordo com o dosha. É aconselhado o uso de uma pasta dentífrica à base de manjericão para Vata, neem para Pitta e mais picante para Kapha. Devem efetuar-se os movimentos de cima para baixo, sem magoar as gengivas.
Limpeza da língua
Segundo o Ayurveda, a língua pode ser um indicador para avaliar o estado de toxidade do corpo. A sua limpeza matinal com uma escola ou raspador retira o muco e as bactérias que se acumulam durante a noite, estimula os órgãos internos e melhora a digestão.
Devemos raspar, de trás para a frente, suavemente toda a superfície da língua, 7 a 14 vezes.
No uso tradicional, o indicado seria a pessoa de constituição Vata usar um raspador de ouro, a pessoa Pitta um raspador de prata e o Kapha um de cobre. O aço inox serve para os três doshas.
Bochechar/Gandusha
Esta técnica consiste em manter um líquido na boca durante 3 a 8 minutos. Habitualmente recomenda-se o uso de óleo de sésamo morno, mas pode ser leite, mel ou outro óleo, de acordo com o recomendado pelo médico ou terapeuta. Esta prática melhora a estrutura das gengivas, fortalece os dentes, a sensibilidade ao sabor, tonifica as cordas vocais, refresca o hálito e ajuda a diminuir as rugas na face.
Depois de bochechar, deve-se cuspir o líquido e massajar as gengivas suavemente com os dedos. Como alternativa podemos massajar com pó de triphala (Embilica officinalis, Terminalia chebula, Terminalia bellerica), trikatu (Pipernigrum, Piperlongum e Zingiber officinale), ou trijata (cardamomo, cravinho e casca de cravinho) e mel. No final, bochechar com água morna.
Jala Neti
O Yoga usa uma técnica para lavar as narinas com água morna e sal, designada de jala neti, que é feita com a ajuda de um pequeno recipiente, chamado lota.
Nasya
Nasya é a aplicação de uma substância medicinal através do nariz. Em Ayurveda diz-se que o nariz é a porta do cérebro, pelo que a lubrificação dos seios nasais melhora a absorção de prana, o que se traduz num melhor estado de energia mental e físico.
Se praticado diariamente, após Jala neti, Nasya também melhora o olfato, pois ajuda a libertar o muco das vias respiratórias, melhora a respiração, dá força aos músculos dos ombros, previne as doenças dos olhos, nariz e ouvidos.
Devemos colocar em cada narina 2 a 8 gotas de um óleo morno, de preferência Anu taila, que encontramos em qualquer loja de produtos indianos.
Para Vata ou Kapha pode usar-se óleo de sésamo com vacha (Acoruscalamus). Para Pitta, ghee com brahmi, girassol ou óleo de coco.
O dia e os doshas
O Ayurveda divide o dia em três partes de quatro horas, baseado na constituição dos doshas:
- horário Vata: 2h-6h e 14h-18h,
- horário Pitta: 22h-2h e 10h14h,
- horário Kapha: 6-10h e 18-22h.
Em Portugal a duração do dia, em determinadas alturas do ano, é maior que na Índia e, por isso, é necessário o ajuste deste horário.

Para mais informações, contacta um profissional de Medicina Ayurveda ou Yoga.
Apoiar o nosso jornalismo independente
Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
