Especialista em Ayurveda e panchakarma com 19 anos de experiência, Nandan Lele pertence à terceira geração de uma família de médicos ayurvédicos. Professor convidado em várias instituições europeias e no Brasil, esteve recentemente em Portugal, onde deu uma palestra sobre detox ayurvédico de primavera, a convite da Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda. Eis as principais ideias.

Observando que os três doshas, as forças biodinâmicas presentes no nosso corpo e na natureza, são compostos por cinco elementos ‒ Vata é composto por espaço e ar, Pitta por fogo e água, e Kapha por água e terra ‒, o médico indiano começou por notar que “a natureza e o macrocosmos, assim como os nossos corpos (microcosmos), sofrem transições constantes; a mudança é periódica e sistemática”.
“Há um propósito por detrás de cada ação que acontece dentro e fora de nós”, refletiu Nandan Lele, considerando que o inverno, “frio, pesado, estável, escuro, monótono e húmido”, tem um “efeito anabólico” sobre os nossos corpos, que leva ao armazenamento, à energia em potência, mas também pode levar a letargia, depressão, aumento de peso. “Temos mais apetite. A comida gera calor no corpo, precisamos de mais alimentos que tenham os elementos água e terra, para nos protegermos do inverno.”
Atributos da primavera
A primavera é “mais leve, mais quente, móvel, havendo também mais luz”, observou o especialista em Ayurveda. “O catabolismo melhora, ficamos fisicamente mais ativos e a mente também se abre. A energia potencial que foi produzida e armazenada é transformada em energia cinética. A depressão afasta-se e ganha-se mais entusiasmo. O nosso corpo entra naturalmente em processo de limpeza, mas há pessoas que começam a ter diferentes sintomas de alergias sazonais, sinusite, rinite, otite, faringite, conjuntivite, bronquite, tosse, espirros, pingos no nariz, dores de cabeça, congestionamento, dores de garganta… diferentes tipos de inflamação.”
Na sua perspetiva, um detox primaveril pode “ajudar o corpo a eliminar as moléculas de Kapha derretidas no sistema”, bem como “a formar novas moléculas” desse dosha, “abrir os canais do nosso corpo, melhorar a circulação e fortalecer o elemento fogo”.
Reforçar higiene oral para ajudar o corpo
“É importante entendermos que a maioria dos problemas primaveris tem origem na zona da garganta e cabeça”, devido a acumulação de muco (dosha Kapha). Por isso, a higiene oral é muito importante nesta altura”, observou Nandan Lele.
“O Ayurveda recomenda que se utilize três sabores: picante, amargo e adstringente. Podemos utilizar ervas em pó ou especiarias com essas qualidades, misturá-las com um pouco de mel, que é antibacteriano e antifúngico, para limpar os dentes e as gengivas. Vai ajudar a reduzir Kapha na boca e garganta.”
O médico sugeriu uma combinação com diferentes porções de:
- triphala em pó,
- canela em pó,
- pimenta preta em pó,
- gengibre seco em pó,
- neem em pó.
Pode-se misturar os pós das plantas e colocá-los num recipiente próprio para armazenamento.
Sugestão para gargarejo
Ferver ½ colher de chá de açafrão em pó e uma pitada de sal num copo de água
Depois de fervido, filtrar
Quando estiver quente, usar para gargarejar de manhã e antes de dormir
Exercício físico
“O exercício tem um papel muito importante, é um estímulo interno e externo”, afirmou o palestrante, recomendando uma combinação de atividades ao ar livre e indoor, pelo menos durante 30-40 minutos por dia, e a prática da sequência de Yoga “Saudação ao Sol” (Surya Namaskara), de preferência de manhã com o estômago vazio.

Os 12 asanas da Saudaçáo ao Sol (Surya Namaskara). Imagem partilhada pelo orador.
Pranayama, técnicas de respiração
Existem vários pranayamas propostos pelo Yoga. Nandan Lele mencionou os seguintes quatro para ajudar na desintoxicação do corpo-mente:
- Anulom-vilom ‒ pranayama de narinas alternadas
Consumir água quente ou morna e infusões de plantas
Nesta época do ano, o médico aconselha que se consuma água quente ao acordar, com ou sem sumo de limão, e infusões de ervas. Pode-se adicionar mel, mas este não é recomendado quando a água/infusão está muito quente!
De resto, é aconselhado que se “continue a beber infusões de ervas ao longo do dia”. O médico propõe usar uma das seguintes combinações:
- sementes de cominho + sementes de coentros
- sementes de coentros + gengibre seco em pó
- erva-príncipe + gengibre fresco ralado
- sementes de funcho
- folhas secas de hortelã
“Leva a água a ferver, desliga o lume e adiciona especiarias à água fervida e tapa durante 3-4 minutos. Depois, filtra e bebe quente.”
Massagens de fricção
“Para estimular a pele, podemos fazer massagem corporal e usar os dedos para dar pequenas batidas no rosto e na cabeça”, aconselhou o médico, que mencionou duas terapias do Ayurveda que “ajudam a raspar e eliminar moléculas de Kapha”: “Gharshana é uma massagem de fricção e Udwartana é uma massagem com pó de plantas”. Para esta, Nandan Lele aconselhou uma mistura dos seguintes ingredientes:
- pó de lentilhas vermelhas,
- pó de triphala,
- curcuma em pó,
- erva-príncipe ou manjericão (tulsi) em pó.
“Podemos utilizar umas luvas de lã para friccionar o corpo” com esse preparado e depois da massagem “tomar um banho ou duche quente para ajudar no processo de detox”. Mas atenção: estas massagens não são adequadas para pessoas com constituição Vata predominante.
Escolhas alimentares conscientes
Assim como para a higiene oral, são recomendados o sabor picante, adstrigente e amargo nas refeições primaveris. “A ideia é melhorar os elementos Espaço, Ar e Fogo do corpo”, explica Nandan Lele.
“Folhas verdes, milho-painço, feijões e outras leguminosas” são algumas sugestões do palestrante, que também enfatiza a importância do consumo de especiarias como “sementes de cominho, sementes de mostarda, sementes de coentro, sementes de feno-grego, anis estrelado, cardamomo, canela e curcuma”.
O jejum intermitente também foi lembrado como meio eficaz de detox “para facilitar o processo de limpeza das moléculas de Kapha”.
Comprimidos caseiros de ervas
O orador sugeriu ainda uma receita para preparar e consumir comprimidos caseiros que auxiliam no processo de detox:
- 1 parte de gengibre seco em pó
- 2 partes de cúrcuma em pó
- Jagra (tipo de açúcar não refinado, obtido a partir do sumo da cana-de-açúcar ou da semente de palmeira) a gosto
- Óleo de ricino para untar a palma da mão
Deve-se formar cada comprimido de modo a rondar o tamanho de uma ervilha. Lele recomendou tomar um de manhã, “de preferência com o estômago vazio, um à tarde e outro à noite, com água morna”.
Panchakarma
No final da palestra, o médico indiano lembrou a importância do panchakarma ‒ cinco ações ayurvédicas para purificar o corpo-mente “com resultados comprovados” ‒ se possível em cada primavera, “para redefinir a fisiologia, melhorar o metabolismo, a circulação e a imunidade”.
As recomendações apresentadas são meramente informativas e não substituem uma consulta com um profissional de saúde.
Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
