Se a Lua está ligada ao feminino, a Lua cheia de 13 de abril, no grau 23º20’ de Balança, é um momento especialmente propício aos temas venusianos e femininos. Não só porque este signo é regido por Vénus, como também este planeta termina a sua retrogradação de 40 dias cerca de uma hora após o ápice desta lua cheia (à 01h22 de Portugal Continental). Além disso, a Lua fará uma conjunção (numa orbe de 8 graus) com Lilith (no grau 1 de Escorpião), ponto astrológico também conhecido como a “Lua Negra”, associado ao inconsciente e aos instintos primitivos da psique feminina.
Esta Lua cheia venusiana refletirá o Sol em conjunção com Quíron, asteroide considerado o “curador ferido” na Astrologia. E Marte, que estará em quadratura com a Lua e o Sol, atravessa o signo de Caranguejo, regido pela Lua… Vários são assim os motivos para partilharmos as 18 dicas de Alexie Gigi – astróloga e influencer norte-americana de temas como energia feminina, manifestação, desenvolvimento pessoal e espiritualidade – sobre um dos seus “temas favoritos”, que, afirma, mudou a sua vida: a ativação e conexão com energia feminina divina.
Segundo a criadora, “a tua energia feminina já existe dentro de ti” e, ao conectares-te com esse poder, é possível “viver num estado de receber e atrair o que desejas”.
1. Apaixona-te por ti mesma
“Prioriza-te. Nutre-te, trata-te como uma criança. Cuida de ti com carinho.” Gigi sugere usar as cinco linguagens do amor para demonstrar esse amor-próprio diariamente:
- Tempo de qualidade: “Pode ser apenas 5 minutos por dia a fazer algo por ti, contigo e para ti.” Inclui hobbies criativos como “fazer bolos, maquilhar-te só por diversão, fazer velas, tricotar, escrever no diário, meditar, sair sozinha, ou dançar ao som de uma música que te faça sentir poderosa”.
- Atos de serviço: “Pode ser fazer a cama, arrumar o teu espaço, ou marcar aquela consulta que andas a adiar.” Inclui “aprender e educares-te — não necessariamente de forma formal, mas com estudo pessoal por paixão. Basta leres 10 minutos por dia sobre um tema que adores”, aconselha.
- Presentes: “Oferece-te algo todos os dias.” Pode ser “um café, um gelado, flores frescas, um banho quente — ou simplesmente dar-te o presente do descanso.” Gigi enfatiza que não tem que envolver dinheiro, mas sim “intenção”.
- Toque físico: “Enrosca-te numa manta fofinha, bebe um chá quente, veste um robe de seda — tudo o que te faça sentir bem.” Inclui “fazer a rotina de cuidados de pele ou aplicar loção no corpo dizendo afirmações para cada parte” e “mexer o corpo”. “Dança de forma intuitiva, faz pilates, alongamentos suaves ou yoga” para libertar traumas e energia estagnada, aconselha.
- Palavras de afirmação: “Diz afirmações enquanto aplicas loção ou faz trabalho de espelho (mirror work).” Alexie Gigi recomenda dizer afirmações como “Eu amo-me”, “sou linda”, “sou saudável”, “tenho uma pele radiante”, todas as manhãs e noites.
2. Abraça a mentalidade do “eu posso”/”tenho a oportunidade de”
“Em vez de dizeres “tenho que”, “devia”, muda toda essa linguagem para “eu tenho a oportunidade de” ou “eu posso”.” Gigi exemplifica: “Em vez de “tenho que treinar” ou “tenho de lavar a loiça”, diz “tenho a oportunidade de treinar hoje” ou “posso lavar a loiça”. “A ideia é “fazer tudo com a intenção e a energia do amor e da gratidão”.
3. Dança
“É uma forma de libertar o stresse e ajudar a regular o sistema nervoso.” A influencer sugere escolher “uma música que adores, te faça sentir bonita, calma, em paz, e também poderosa e sensual” e dançar intuitivamente, “movimentando as ancas e abanando o corpo todo com intensidade, como se estivesses a sacudir todas as tensões”. Também recomenda acender velas brancas, vermelhas ou cor-de-rosa para criar um ambiente propício e sugere dançar descalça, idealmente ao ar livre, para conexão com a terra.
4. Segue a tua intuição
“A energia feminina divina é o teu poder intuitivo — a tua intuição é um superpoder.” Gigi enfatiza: “O seu corpo sabe antes da sua mente. Tu sabes tudo.” Ela encoraja a confiar nos “pequenos impulsos” e “pressentimentos”, pois trata-se do “o teu Eu superior a comunicar contigo”.
5. Protege a tua energia
“Protege a tua energia a todo o custo, não a derrames.” A autora aconselha a não reagir a situações negativas e de desrespeito, mas sim a “afastar-se” e “alquimizar essa energia”, transformando a dor em poder e em algo criativo e positivo, como arte ou uma mudança de vida.
6. Usa cristais
“Os cristais funcionam como condutores de energias específicas.” A astróloga recomenda cristais como quartzo rosa, cornalina, ametista, granada e pedra da lua, sugerindo dormir com eles debaixo da almofada, levar na mala, colocar no sutiã ou carregá-los à luz da lua, que “também representa a energia feminina”.
7. Acompanha o teu ciclo menstrual
“O ciclo menstrual “normal” dura em média 28 a 29 dias — o mesmo que o ciclo lunar. Observa o teu ciclo menstrual em sintonia com os ciclos da lua, os dois estão naturalmente ligados.” Gigi explica os diferentes “ciclos menstruais lunares”, que podem indicar onde focar a atenção para cura e trabalho emocional:
- Ciclo da Lua Vermelha: “Se menstruas até três dias antes ou depois da lua cheia, estás conectada à energia feminina sombria (dark feminine)”
- Ciclo da Lua Branca: “Se menstruas três dias antes ou depois da lua nova, estás conectada à energia feminina suave (soft feminine)”
- Ciclo Rosa: período na lua crescente, associado a crescimento, expansão.
- Ciclo Roxo: menstruar na lua minguante é associado à introspeção, purificação, desapego e fecho de temas.
“É natural que mudes de ciclo ao longo da vida, consoante o teu momento interior”, observa.
8. Equilibra o feminino sombrio com o feminino suave
“Metade da energia feminina é sombria.” Gigi enfatiza a importância de equilibrar ambas as energias, pois “o feminino sombrio está ligado à sombra, que pode ser transformada em poder”. Ela menciona que a energia feminina sombria não é má, mas sim ligada às partes ocultas de si mesma.
9. Consulta o teu mapa astral
“Para melhor ativar a tua energia feminina divina, olha para o teu mapa astral.” A astróloga destaca quatro posicionamentos principais: Vénus, Lua, Lilith e Casa 4, ligada ao lar interno, à nutrição emocional. “Vê quais os signos, quais os planetas regentes desses signos, em que casas… Isso vai dizer-te muito sobre como acederes à tua energia feminina mais profunda e ao teu mundo emocional.”
10. Cura a criança interior
“Para acessar plenamente à tua energia feminina divina, precisas curar a tua criança interior e fazer o teu trabalho de sombra”, ou seja, “trazer luz para as áreas escuras da vida, e transformar essas energias sombrias em fonte de força e poder”.
Alexie Gigi sugere também voltar às coisas de que gostávamos em criança, como subir a árvores, acampar ou brincar ao ar livre, pois isso ativa a nossa criança interior, que também é parte da cura feminina. “Se gostavas de pintar, fazer trabalhos manuais, escrever, retoma isso. A criatividade é energia feminina em estado puro.”
11. Vive no modo de receber
“Aceita os elogios que receberes, com o coração aberto.” A autora adverte contra “defletir o elogio” e sugere responder com “muito obrigada”. Ela explica que praticar receber elogios ativa a energia de receção, essencial para a energia feminina.
12. Trabalha com a água
“Usa a água como um tipo de limpeza espiritual.” A influencer sugere tomar banho ou duche com a intenção de que a água “está literalmente a lavar todas as energias estagnadas, toda a negatividade, tudo o que está a bloquear”.
13. Trabalha com a Lua
Gigi sugere rituais de lua cheia e lua nova ou simplesmente passar tempo sob a luz do luar, explicando que as luas cheias são momentos poderosos para deixar ir emoções negativas e hábitos que não servem mais. Sugere escrever numa folha tudo o que se quer libertar e queimar simbolicamente essa folha sob a luz da lua cheia.
“Luas novas são ideais para criar, para definir intenções, visualizar os sonhos e manifestar novos começos.” A influenciadora recomenda escrever as intenções e visualizá-las como já realizadas, sentindo a emoção de já as ter alcançado.
14. Pratica a bondade
“Sê bondosa. Mostra compaixão, sê gentil.” Gigi enfatiza que “a energia feminina está enraizada nessa bondade e nesse amor que vem do coração.” Ela explica que se não estamos a ser gentis com os outros, isso pode indicar um bloqueio energético, sugerindo sentir o chakra do coração. “Não fales mal das pessoas, porque isso revela uma energia negativa tua. Trata os outros com gentileza. E trata-te a ti própria com o mesmo carinho e compaixão.”
15. Conecta com a Natureza
Alexie Gigi sugere “sair de casa todos os dias, nem que seja por 30 segundos ou 2 minutos.” Ela recomenda “tocar na relva, encostar-se a uma árvore — as árvores são poderosas e curativas.” A influencer explica que a natureza é a Mãe Terra e que quanto mais nos conectamos com ela, mais nos conectamos à energia feminina. “Deixa o sol tocar na tua pele. Caminha ao ar livre, toca nas folhas, medita debaixo de uma árvore.”
16. Cultiva momentos de leitura e música/frequências
“Lê livros ou ouve músicas que te conectem com a energia feminina.” Gigi sugere ler “ficção, romance, livros eróticos, poesia — tudo o que faça mergulhar na complexidade e beleza da experiência feminina”. Recomenda especialmente livros escritos por mulheres ou pessoas ligadas à energia feminina. “Há muita sabedoria nessas palavras, e elas podem ajudar-te a compreender e explorar o teu lado feminino de forma mais profunda.”
A influenciadora aconselha também ouvir “sons que te façam sentir sensual, poderosa, bonita”. Música que te eleve! Ela menciona a frequência de 528 Hz para ativar o chakra do coração e a energia feminina, “ligada ao amor, abundância e conexão universal”, sugerindo ouvir esta frequência quando se medita e na rotina diária.
17. Conecta-te com amigas
“Encontra pessoas com quem possas partilhar as tuas experiências, com quem possas ser vulnerável e expressar as tuas emoções.” A autora enfatiza que “nada é mais poderoso do que apoiar outras mulheres e ter esse apoio feminino”. Ela sugere reunir num espaço sagrado com amigas e ativarem juntas a energia feminina, com cristais, velas e cuidados pessoais. Aconselha ainda escolher estar com quem nos eleva e encoraja, em quem confiamos e amamos.
18. Deixa que outros te ajudem
“Pede ajuda quando precisares ou quiseres.” Gigi afirma que “não há vergonha em pedir ajuda, as outras pessoas podem ajudar-te.” Ela considera que tentar fazer tudo sozinha é uma energia muito masculina e que é importante permitir-se receber apoio.
“Sê recetiva. Confia sempre que o universo está a trabalhar a teu favor.” Gigi nota que esta é a essência da energia feminina: largar o controlo, entregar-se e acreditar que tudo vai correr bem. “É uma sensação interna de certeza de que irás atrair as oportunidades certas, de que as coisas boas estão a caminho. Não precisas de estar a forçar, nem a controlar. Só precisas de acreditar.”
Alexie Gigi também menciona a importância de praticar a gratidão, junto com o amor, e ambas as vibrações estão profundamente enraizadas na energia feminina. “Quando sentes amor e gratidão, estás a alinhar-te com a tua essência mais poderosa.” A influencer sugere manter uma lista de gratidão diária, pois “quando és grata, o universo só te vai trazer mais motivos para agradecer”.
Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
