Céu de julho: notas astrológicas

Dois grandes eventos astrológicos marcam o mês: a entrada de Urano em Gémeos e a conjunção de Saturno e Neptuno em Carneiro. 

Traduzido e adaptado da newsletter de Astro.com

Vénus, Urano e Neptuno moldam a qualidade do tempo nos primeiros dias de julho. No dia 4, Vénus e Urano encontram-se em conjunção no final de Touro. Poucas horas depois, Vénus entra em Gémeos e Neptuno inicia o seu movimento retrógrado. No dia 6, Vénus forma um sextil (60º, aspeto fluído) com Saturno e Neptuno em Carneiro, e no dia 7, um trígono (120º, aspeto também harmonioso) com Plutão em Aquário. Neste mesmo dia, Urano também entra em Gémeos.

Estes dias podem trazer algumas surpresas e uma lufada de ar fresco em questões relacionais. É um excelente momento para trocas de ideias, também favorecendo iniciativas românticas, criativas e artísticas.

A entrada de Urano em Gémeos, a 7 de julho, é mais um passo crucial neste tempo de transformação social. Afetando o intelecto, a troca de informação, o conhecimento e todos os tipos de ligação entre as pessoas, nos próximos sete anos, este trânsito trará a renovação necessária – e algumas revoluções – nos campos da ciência, da investigação, do comércio, da comunicação. Urano voltará temporariamente a Touro em novembro, entrando definitivamente em Gémeos em abril de 2026.

Com Urano em Gémeos e Plutão em Aquário, dois planetas geracionais estarão então em signos de Ar. Eles formarão repetidamente trígonos entre si até 2028. Neptuno em Carneiro liga os dois através de um sextil. Esta configuração harmoniosa manter-se-á ativa durante vários anos e oferece um apoio bem-vindo às mudanças sociais desta Era do Ar.

A Lua Cheia acontece em Capricórnio no dia 10 de julho, ligando-nos à sabedoria adquirida com a experiência de vida. É um bom dia para uma pausa na rotina quotidiana e voltarmo-nos para dentro. 

Saturno entra em retrogradação a 13 de julho e, no dia 16, a primeira conjunção entre Saturno e Neptuno no início de Carneiro estará praticamente exata, com apenas alguns minutos de arco de diferença. Este encontro marca o início de mais um capítulo no atual ponto de viragem histórica. A última vez que estes dois planetas se encontraram foi em Capricórnio, em 1989. As convulsões daquela época – como a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética – ainda reverberam hoje.

No entanto, como ambos os planetas ainda retrogradarão para Peixes, é a segunda conjunção, a 20 de fevereiro de 2026, que marcará o verdadeiro ponto de partida do novo ciclo Saturno-Neptuno. Até lá, teremos de lidar pacientemente com a relação desafiante entre os fins (Peixes) e os novos começos (Carneiro).

A conjunção de Saturno com Neptuno anuncia uma fase de processos complexos e por vezes caóticos, visíveis sobretudo em acontecimentos coletivos. Sonhos coletivos, expectativas e esperanças que já não têm base na realidade perdem sentido e dissolvem-se. Isso inclui também o consenso social sobre o que é certo ou errado. Estruturas sociais e políticas que perderam apoio – especialmente onde as pessoas têm sido sistematicamente enganadas ou desiludidas há muito tempo –podem vir a estar sob forte pressão ou mesmo colapsar. 

Os sonhos que se dissolvem deixam espaço para que o novo espírito do tempo se possa manifestar. Isto relaciona-se com as qualidades afirmativas da vida, dinâmicas, determinadas e pioneiras de Carneiro, bem como com os seus lados sombrios: impaciência e tendência para o conflito.

No dia 22 de julho, o Sol entra em Leão. Vénus em Gémeos e Marte em Virgem formam uma quadratura a 23 de julho. No dia seguinte, a Lua Nova em Leão opõe-se a Plutão em Aquário, forma trígonos com Saturno e Neptuno, e sextis com Urano. A oposição Sol-Plutão torna-se exata no dia 25.

Esta Lua Nova retoma todos os temas do mês. É uma excelente altura para dar um grande passo em frente ou dedicar-se a projetos complexos. A qualidade do tempo encoraja a concentrarmo-nos em nós próprios e a moldarmos ativamente a nossa vida. Somos chamados a agir com confiança a partir do nosso centro.


Discover more from Prana Magazine

Subscribe to get the latest posts sent to your email.