A eliminação de toxinas acontece diariamente, mas se os hábitos alimentares e de vida forem inadequados, é possível que o corpo comece a acumular resíduo digestivos ou metabólicos – chamados de “ama” no sistema Ayurveda.
Por Ana João
Valores elevados de “mau” colesterol (LDL – lipoproteínas de baixa densidade), que obstrui as artérias e provoca aterosclerose e doença cardíaca, é um exemplo de ama acumulado no corpo.
As nossas sugestões desintoxicantes:
1. Bebe, pelo menos, 1,5 litros de água por dia
Em média, um adulto perde cerca de 2,4 litros de água por dia (através da urina, das fezes, da respiração, do suor), pelo que é fundamental compensar as perdas e consumir pelo menos um litro e meio de água, cerca de oito copos. A restante advém, normalmente, da alimentação.
Água é sempre o ideal, mas chás ou infusões também hidratam. E não esperes por ter sede, que já é sinal de desidratação!
2. Prefere frutas e verduras
Os alimentos de origem vegetal têm propriedades interessantes em termos de proteção do organismo e controlo das agressões externas, ajudando na eliminação de toxinas e na revitalização geral do corpo.
Aconselhamos o consumo mínimo de cinco porções de hortofrutícolas por dia. As sopas também são uma boa solução, ainda que percam alguma vitamina C (termossensível).
Num regime depurativo, pode-se integrar alimentos como o limão ou o ananás. Devido à sua alta concentração de fitoquímicos, entre eles o limoneno, o limão estimula as enzimas e limpa o fígado, eliminando melhor as gorduras e as toxinas. Já o ananás é diurético e contribui para desinchar.
3. Evita carne vermelha, gordura, açúcar, sal, corantes e conservantes e produtos industriais
Carnes vermelhas, gorduras saturadas e trans (sólidas à temperatura ambiente), açúcares refinados e/ou sal são de evitar. Deve-se prescindir o mais possível de alimentos com aditivos ou conservantes químicos, das margarinas, das frituras, dos doces, enlatados, pois geram uma significativa quantidade de toxinas.
4. Reduz a ingestão de álcool, tabaco, cafeína e tóxicos
A sensação geral de ressaca depois de uma noite de copos é conhecida, e não existem produtos milagrosos para a combater. Provavelmente, os únicos remédios são o tempo, repouso e níveis adequados de hidratação e nutrição. Para além do álcool, a cafeína e outros tóxicos (como drogas e fármacos) devem ser o mais possível reduzidos.
5. Não comas mais que o necessário
Comer de mais sobrecarrega os órgãos do sistema digestivo e endócrino; moderação é a palavra-chave, lembrando também que dietas restritivas não suprem as necessidades de vitaminas e minerais e comprometem a saúde e a beleza.
Comer pausadamente e mastigar bem facilita a digestão e a saúde. Afinal, o cérebro demora uns vinte minutos, desde o início de uma refeição, a “sentir-se” saciado!
6. Pratica alguma atividade física
Exercício fortalece a saúde do corpo e da mente e contribui para desintoxicar. Se possível, uns minutos de alongamentos ao acordar e, por exemplo, meia hora de caminhada (contínua ou acumulada) todos os dias!
7. Sem exageros
Os benefícios de um detox são vários: depurar o organismo, retardar o envelhecimento, aumentar a vitalidade, potenciar a memória e a agilidade mental, melhorar a produtividade, reforçar as defesas, prevenir doenças e alcançar um bom estado de saúde e bem-estar. E até, quem sabe, perder volume. Mas sem exageros nem dietas loucas!
Mais do que uma dieta, o que propomos é uma alimentação e um estilo de vida saudáveis, durante todo o ano.
8. Cuida do corpo e da mente
Dizem os especialistas que o intestino é o nosso segundo cérebro… Saúde física, mental e emocional estão intimamente ligadas. Fica atent@ a emoções e pensamentos ‘negativos’ e afasta-os.
Feliz ano novo!
Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
