Reiki, uma filosofia de vida

Por Associação Portuguesa de Reiki 

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Reiki! O significado de Reiki pode ser tido como Energia Universal, algo que está em todo o lado, que é parte da força que anima a própria vida. É uma energia sem “polaridade” e tem uma frequência que se pode equiparar à do Amor Incondicional – aquela felicidade, serenidade, alegria interior que sentimos quando amamos sem condições a nós próprios e aos outros. A melhor forma de perceber o que é Reiki é experimentar, ou através de um tratamento ou aprendendo. É um processo interior, algo que comunica connosco no mais profundo que há em nós.

A descoberta da vida interior

Como dizia o Mestre Mikao Usui (1866-1926) – o fundador do Usui Reiki Ryōhō, o método original de Reiki tal como foi sistematizado e ensinado no Japão a partir de 1922 –, o Reiki é um caminho para atingir o Satori, a iluminação. Tal caminho é feito com a prática: temos que trabalhar os nossos canais energéticos, a disciplina, a elevação da consciência; estarmos vazios como um bambu, com o ego, o desejo, o apego ausentes; perceber a importância do silêncio, do ato de cuidar de nós e do estar em comunhão com a vida. 

A escrita do kanji Reiki foi mudando ao longo do tempo devido à evolução e simplificação caligráfica no Japão. Existem três formas de representar a palavra Reiki: 

Podemos perceber melhor o sentido de Reiki, conhecendo as várias palavras que o constituem. Significa algo como Chuva Maravilhosa que vem do Céu para nos trazer harmonia e energia

O Reiki é maravilhoso, é uma energia que vem de cima, do Céu, do Universo, que desce para as pessoas que trabalham em harmonia com o seu coração, com amor incondicional, gerando, mantendo, equilibrando a energia vital de cada um.

Reiki é amor incondicional – sem amor incondicional no nosso coração o Reiki não flui

Gokai, os cinco princípios do Reiki 

Os cinco princípios transmitidos pela filosofia do Imperador Meiji e que passaram a constituir a filosofia de vida de um praticante de Reiki são os seguintes:

Kyo Dake Wa 今日たけは Só por Hoje,

Okaru-Na 怒るな Sou Calmo,

Shinpai Suna 心配すな Confio,

Kansha Shite 感謝して Sou Grato,

Gyo-o Hage Me 業をはけめ Trabalho honestamente,

Hito Ni Shinsetsu Ni 人に親切に Sou Bondoso.

Os três pilares da prática de Reiki

O Mestre Usui ensinou-nos que a prática de Reiki tem três passos muito importantes:

  1. Gassho
  2. Reiji-Ho
  3. Chiryo

1. Gassho

Com as mãos juntas, numa posição entre o coração e a garganta, tomamos uma atitude de recolhimento. Relaxamos, deixamos a nossa respiração fluir tranquilamente e ligar-nos à fonte de Reiki. Sentimos a energia a fluir do topo da cabeça até ao coração, do coração até às palmas das mãos. Vamos sentindo a energia a sair pelo centro das mãos, como se fossemos uma fonte.

Devemos fazer a posição Gassho em qualquer tipo de meditação Reiki e, principalmente, quando quisermos ligarmo-nos à energia.

O gesto Gassho – mãos unidas em sinal de gratidão e conexão – é comum em várias tradições espirituais japonesas, incluindo o Usui Reiki Ryōhō. Nesta estátua budista, a postura simboliza respeito, presença e união, valores também cultivados na prática do Reiki

2. Reiji-Ho

Método de oração, saudação. Neste segundo passo e com as mãos em posição Gassho, colocamos a intenção, pedimos à Energia Universal, ao Reiki, que flua para o Bem Supremo, da pessoa que vamos tratar ou para o nosso, no caso de autotratamento. Podemos inclusive pedir para a energia auxiliar a tratar especificamente algum problema que queiramos ver resolvido em nós ou nos outros. A energia é “inteligente” ela irá para onde houver necessidade.

De seguida agradecemos, colocando as mãos à altura do chakra da terceira visão (testa). Podemos agradecer por ser um canal de Reiki, por termos a oportunidade de nos tratarmos ou ajudarmos a tratar alguém.

3. Chiryo

Por fim Chiryo, que significa “tratamento” é a própria prática do tratamento e que segundo as orientações do Mestre Usui devia ser praticado após meditar (Gassho) e orar (Reiji-Ho) 

O objetivo do Reiki

O Reiki é a prática dos cinco princípios, de manhã e à noite, ou em todas as situações necessárias que nos levem a essa reflexão, com as mãos em Gassho, mais o autotratamento que nos auxilia a equilibrar física, mental, emocional e espiritualmente.

Experimentem e sintam como diariamente os nossos pensamentos e comportamentos vão mudando e a nossa consciência se vai expandindo, percorrendo todo um belo caminho até à iluminação (Satori).

O Reiki é muito simples, apenas pede de nós a disponibilidade e vontade de mudança para atingir o equilíbrio. 

O Reiki aplica-se a tudo na nossa vida e, acima de tudo, vive-se interiormente e, quando estamos plenos dessa energia partilhamos com os outros, ajudando também no seu bem-estar. Ajudando somos sempre ajudados.

Bibliografia recomendada

  • Petter, Frank A., Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui – Pensamento
  • Petter, Frank A., Técnicas de Reiki do Dr. Hayashi – Pensamento
  • Carli, Johnny De’, Reiki – Manual do Terapeuta Profissional – Dinalivro
  • Carli, Johnny De’, Reiki – Técnicas Tradicionais – Dinalivro
  • Lubeck, Walter, Hosak, Mark – O Grande Livro de Símbolos do Reiki – Pensamento
  • Lubeck, Walter, Manual de Reiki – Ed. Pergaminho
  • Darshan, Satori, Reiki sobre Reiki – Ed. Ariana
  • Brennan, Barbara Ann, Mãos de Luz – Ed. Pensamento
  • Stein, Diane, Reiki Essencial – Ed. Pensamento

Foto de Jürgen Rübig em Pixabay

Ler também:


Discover more from Prana Magazine

Subscribe to get the latest posts sent to your email.