Por Associação Portuguesa para o Mindfulness
O mindfulness é uma forma particular de prestar atenção à experiência do momento presente, momento a momento, com um propósito, intencionalmente, aceitando-a tal como ela surge e sem a julgar.
Implica estar presente, estar no aqui e no agora, que é tudo o que temos. É uma forma de nos relacionarmos com a totalidade da nossa experiência que altera a forma como lidamos com as dificuldades inevitáveis com que a vida nos confronta.
É a prática de viver no agora, com gentileza e bondade, estando completamente envolvidos naquilo que está a acontecer à nossa volta e dentro de nós. Implica sair dos nossos padrões habituais de julgamento e criticismo, adotando uma atitude de curiosidade e bondade perante a nossa experiência.
A prática de mindfulness funciona como uma reprogramação do cérebro para estar presente na experiência do momento, com curiosidade e sem ajuizar.
Mindfulness e compaixão
Intimamente associada à prática de mindfulness está a prática da compaixão. Na verdade, todas as práticas de mindfulness devem ser feitas com uma atitude compassiva em relação a si mesmo e aos outros. A prática da compaixão, que pode ser definida como a sensibilidade ao sofrimento pessoal e dos outros e que é acompanhada por uma forte motivação para o diminuir, tem mostrado ter importantes benefícios ao nível do bem-estar e saúde mental.
Benefícios
O mindfulness e a compaixão permitem desenvolver um modo próprio da mente no qual podemos aprender a estar com os problemas e dificuldades que a vida traz, libertando os nossos pensamentos e ações da nossa forma habitual e automática de reagir que muitas vezes está na base de dificuldades emocionais e sofrimento psicológico.
Vários estudos têm mostrado que a prática de mindfulness e compaixão diminui a depressão, ansiedade e stresse, diminui os indicadores de stress crónico (por exemplo, hipertensão), aumenta o bem-estar e a felicidade, estimula o sistema imunológico e tem efeitos positivos a nível da estrutura cerebral.
O mindfulness e a compaixão são, assim, importantes fatores na promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal e, ainda, na prevenção da doença física e mental.
De salientar que nas crianças e adolescentes a investigação tem mostrado que a prática do mindfulness e da compaixão promove competências de atenção e concentração, de resolução de problemas, de regulação emocional e de interação interpessoal, que se sabe serem constituintes essenciais para um desenvolvimento psicossocial equilibrado e harmonioso.
O desenvolvimento destas competências, ao promover a resiliência emocional das crianças e adolescentes, permite-lhes lidar melhor com as diversas dificuldades e tarefas desenvolvimentais com que se confrontam atualmente, bem como perante futuros desafios ao longo da vida.
Assiste aos vídeos de meditação guiada pelo Prof. José Pinto Gouveia, psiquiatra e presidente da Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM):
Curso online de MindKindful
O MindKindful é um programa para cuidar da mente que contempla práticas de mindfulness e compaixão. É um novo curso, desenvolvido pelo Prof. José Pinto Gouveia em colaboração com outros membros da APM, que junta às práticas avançadas de mindfulness, práticas de compaixão, assim como os avanços recentes nas neurociências acerca do funcionamento cerebral.
Este curso tem por objetivo desenvolver práticas de meditação orientadas para o cuidado de si mesmo e do seu bem-estar físico e mental. Devido à sua natureza, este programa permite também a psicólogos e psicoterapeutas que o frequentem, desenvolver competências de mindfulness e compaixão para utilização em programas terapêuticos.
Este curso de 8 semanas é acessível a iniciantes.
Quartas-feiras das 21h às 23h30 (datas a definir).
Mais informações e inscrições aqui.
Imagem de freepik
Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
