Plutão direto em Aquário (e fora dos limites): ciclo de transformação até 2044

Na madrugada desta terça-feira, 14 de outubro, Plutão, o planeta associado à transformação profunda e renascimento, termina o seu movimento retrógrado, que vem acontecendo desde 4 de maio. Durante alguns dias, fica aparentemente estacionário. Astrologicamente, o momento simboliza uma intensificação da energia plutoniana na psique coletiva.

Após mais de 15 anos em Capricórnio, signo ligado a estruturas, hierarquia e disciplina, Plutão ingressou em Aquário em novembro de 2024 (com breves passagens desde março de 2023) e vai continuar no signo do aguadeiro até 2044. Aquário é associado à inovação, coletividade, ideologia, ciência, política, tecnologia, “igualdade, liberdade e fraternidade” ‒ curiosamente, foi durante a última passagem de Plutão em Aquário, entre 1778 e 1798, que aconteceu a Revolução Francesa

Durante os próximos anos, Plutão em Aquário trará à tona questões relacionadas com o poder coletivo, a liberdade individual e as estruturas sociais. Espera-se que essa energia transformadora impulsione movimentos sociais, avanços tecnológicos e mudanças políticas ‒ o que, de resto, já tem vindo a acontecer. 

Pessoas com posicionamentos nos signos fixos ‒ Aquário, Leão, Touro e Escorpião ‒ especialmente, por agora, nos primeiros graus, sentirão provavelmente com mais intensidade o chamado à transformação pessoal e coletiva, mas, de modo geral, toda a humanidade é afetada. 

Um fenómeno raro: Plutão fora dos limites

Além de retomar o seu movimento direto a 14 de outubro, um facto interessante sobre Plutão é que o planeta tem estado fora dos limites (out of bounds) desde 29 de agosto, e tal vai continuar a acontecer, durante certos períodos, até 2035 (ver caixa abaixo). 

Um planeta fora dos limites está numa posição no céu mais extrema do que a faixa habitual do Sol, medida em declinação. Em Astrologia, isso sugere uma energia mais intensa, imprevisível, capaz de provocar mudanças sociais profundas e repentinas.

Historicamente, períodos de Plutão fora dos limites coincidem com transformações significativas. No século XX, por exemplo, Plutão esteve fora dos limites de 1938 a 1953, um período marcado pela Segunda Guerra Mundial e profundas mudanças sociais e políticas. O ciclo atual (2025-2035) é único neste século, o que ressalta a sua importância.

Impactos coletivos e sociais

A combinação de Plutão em Aquário (até 2044) e fora dos limites (até 2035) sugere um período de intensas transformações sociais e individuais. Movimentos sociais, avanços tecnológicos e mudanças políticas serão provavelmente impulsionados por essa energia transformadora.

  • Movimentos sociais e ativismo: questões em torno de liberdade, equidade e participação coletiva intensificar-se-ão.
  • Tecnologia e inovação: avanços rápidos, novos paradigmas de comunicação e experimentação social estarão em destaque.
  • Estruturas de poder: governos, corporações e plataformas digitais enfrentarão desafios na sua hegemonia, enquanto a sociedade buscará formas alternativas de organização e expressão.
  • Polarização e tensões: divisões e debates exigem diálogo consciente, discernimento e reflexão individual.

Este trânsito de Plutão por Aquário nos próximos 19 anos é uma oportunidade para cada indivíduo examinar o seu próprio poder, responsabilidade e capacidade de transformação, alinhando ações pessoais e o seu papel no mundo com consciência coletiva. É um convite para repensar estruturas e para refletir sobre como podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, livre, igualitária e inovadora.

Plutão fora dos limites

2025: 29 de agosto a 23 de novembro
2026: 12 de agosto a 10 de dezembro
2027: 3 de agosto a 21 de dezembro
2028: 28 de julho a 15 de dezembro

Este padrão continuará até 2035, com Plutão alternando entre períodos dentro e fora dos limites a cada ano. O ciclo 2025–2035 será o último em que Plutão estará fora dos limites neste século XXI. Depois, permanecerá dentro da faixa de declinação solar durante todo o restante do século.

Ciclos de retrogradação periódicos 

Plutão em Aquário até 2044 conta com ciclos de retrogradação periódicos, como acontece com todos os planetas. Cada retrogradação dura alguns meses e é vista na Astrologia como um período de revisão e introspeção. Em Aquário, mantém a ênfase na transformação coletiva e inovação social.

2026: 6 de maio a 16 de outubro
2027: 8 de maio a 18 de outubro
2028: 9 de maio a 19 de outubro
2029: 11 de maio a 21 de outubro

Foto de kazuend.


Discover more from Prana Magazine

Subscribe to get the latest posts sent to your email.