Dependendo do seu movimento, função e direção, o corpo energético (pranamaya kosha) é principalmente composto por cinco vayus ou tipos de prana, conhecidos coletivamente como pancha: prana, apana, samana, udana e vyana.
Estes cinco vayus (ventos) governam diferentes áreas corporais e atividades físicas e subtis. Movem-se através do corpo num movimento ondulatório e podem estar relacionados ao campo eletromagnético, onde a energia está em movimento constante. Quando funcionam harmoniosamente, garantem saúde, vitalidade e integridade a todo o nosso corpo, mente e emoções.
Prana Vayu
Prevalente na região entre a laringe (garganta) e o diafragma, governa os processos de entrada, não só de ar (inalação), comida e bebida, mas também a receção sensorial e a propulsão. Movendo-se para dentro, a sua função é a absorção prânica, direcionando todos os outros vayus do corpo.
Apana Vayu
Prevalente principalmente na região abaixo do umbigo, fornece energia para o intestino grosso, rins, ânus e órgãos genitais. Governa os processos de exalação e eliminação de resíduos, não só de urina, fezes, sémen, fluxo menstrual, mas também de experiências mentais e emocionais negativas. Movendo-se para baixo e para fora, Apana Vayu governa também o parto.
Samana Vayu
Prevalente na região entre o coração e o umbigo, ativa e controla os processos de digestão e assimilação tanto de nutrientes, água e ar, como de experiências emocionais e mentais. Espirala para dentro, ativando o coração e o sistema circulatório. Samana também governa o discernimento e a autoconsolidação.
Udana Vayu
Rege a área do corpo acima do pescoço e controla órgãos como garganta, olhos, nariz, ouvidos e cérebro. Move-se para cima, em direção à cabeça, ativando todos os recetores sensoriais e permitindo os processos de fala e expressão, o crescimento, o esforço e o entusiasmo. O pensamento e a consciência do mundo exterior seriam impossíveis sem ele.
Vyana Vayu
Permeia todo o corpo, espiralando para fora. Controla os movimentos e coordena os outros pranas (atuando como uma força de reserva para os outro pranas). Harmoniza e ativa os membros e todos os músculos, ligamentos, nervos e articulações, sendo responsável pela postura ereta do corpo. Governa o processo de circulação (de oxigénio, nutrientes, água, pensamentos) em todos os níveis, incluindo a expansividade e a difusão.
Prana e estilo de vida
O estilo de vida tem um impacto profundo no corpo energético e nos seus pranas. As atividades físicas, como exercício, trabalho, sono, ingestão de alimentos e relações sexuais, afetam a distribuição e o fluxo do prana no corpo. Faculdades da mente, como emoção, pensamento e imaginação, afetam ainda mais o corpo prânico.
Irregularidades no estilo de vida, indiscrições alimentares e stresse esgotam e obstruem o fluxo prânico, resultando em drenagem de energia, que muitas pessoas experimentam. O esgotamento da energia num determinado prana leva à desvitalização dos órgãos e membros que ele governa e, por fim, à doença ou disfunção metabólica.
As técnicas de pranayama revertem esse processo, energizando e equilibrando os diferentes pranas do corpo energético (pranamaya kosha). As práticas de pranayama devem ser realizadas após asana, num programa integrado de Yoga.
Discover more from Prana Magazine
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

