Sete dicas ayurvédicas para o outono 

Na transição para o Outono e a Primavera, os dois grandes marcos sazonais do ano, todos notamos uma diferença significativa na natureza e até no nosso corpo, havendo pessoas que acabam por adoecer com a mudança de estação. Com a colaboração de Gabriela Paleta, terapeuta de Medicina Ayurveda, e Tash, coach de nutrição ayurvédica, partilhamos algumas dicas para viver o Outono com saúde e bem-estar.  

“O outono traz secura, frio, mobilidade e leveza”, começa por notar Gabriela Paleta, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda (AMAYUR). Estas características “refletem-se não apenas lá fora, mas também no nosso corpo-mente e na forma como nos sentimos. Podemos sentir um ressecamento da pele, do trato gastrointestinal, da nossa mente e dos nossos sentidos, originando dificuldades em adormecer, ansiedade, rigidez.”

Para evitar que isso aconteça, devemos tomar medidas preventivas, de acordo com a sabedoria milenar ayurvédica. Como fazemos isso? “Contrabalançamos com qualidades opostas: se o Outono traz secura, frio, mobilidade e leveza excessivas, vamos aplicar o contrário no nosso dia a dia – vamos hidratar, nutrir, aquecer, estabilizar e enraizar”, esclarece a terapeuta de Medicina Ayurveda. 

Eis as algumas dicas ayurvédicas para nos mantermos saudáveis e equilibrados no Outono:

1. Adota uma rotina diária (dinachaya) de acordo com a tua constituição e necessidades 

“A prática de uma rotina disciplinada é o remédio n.º 1 para equilibrar o dosha Vata”, que é o que mais facilmente se desequilibra no Outono, nota Gabriela Paleta. “Uma rotina diária que inclua acordar e deitar nas mesmas horas, comer na mesma hora, fazer exercício na mesma hora, etc. Apesar de parecer aborrecido, ter uma rotina vai trazer-nos um sentimento de tranquilidade e segurança, acalmando a ansiedade e o stresse. O corpo adora rotinas e, adotando uma rotina regular, podes organizar-te melhor e ter hábitos mais saudáveis.”

2. Come alimentos quentes, da época e junta uma boa gordura

Sobre este conselho, a presidente da AMAYUR nota: “O alimento é o melhor aliado da saúde! Em tempo, e com a facilidade de circulação dos produtos pelo mundo inteiro perdeu-se este hábito de comer o que a natureza nos oferece localmente e na época. Esquecemo-nos de que a natureza é sábia e nos dá o que precisamos, quando precisamos. Por exemplo, hoje em dia temos mangas (que têm propriedades refrescantes) durante o ano todo, muitas vezes colhidas verdes e amadurecidas artificialmente, sem o calor do sol e sem os nutrientes adequados. E ao comermos manga nas estações mais frias, ela terá o mesmo efeito refrescante no nosso corpo (ou pior, pois é mais ácida que o normal) arrefecendo-o, dificultando a digestão e a boa nutrição…”

“Neste outono, observa a natureza: quais são os vegetais e frutas que amadurecem normalmente nesta altura na zona onde moras? Come isso. E dá preferência aos tubérculos e raízes, como cenoura, batata, abóbora ou batata doce, temperadas com ervas aquecedoras, como noz-moscada e canela.” 

Gabriela Paleta aconselha ainda: “Cozinha tudo em ghee (manteiga clarificada) que é a melhor gordura que acalma o dosha Vata. Além disso, evita alimentos frios e secos, como saladas ou coisas cruas. Apenas aumentará as qualidades de frieza e secura dentro do corpo e na pele (por serem frias e requererem mais energia e humidade para serem digeridas). Lembra-te de que o objetivo é contrabalançar essas qualidades.” 

3. Faz um detox alimentar de 1 a 5 dias

Tash, coach de nutrição ayurvédica, coautora da newsletter Good Digest, sugere fazer um detox alimentar de um a cinco dias, “para descansar e reiniciar o sistema digestivo”: “Comer alimentos fáceis de digerir, como kitchari ou sopas de legumes, ajuda o corpo a “consumir” e eliminar qualquer material não digerido que ainda esteja presente”, observa.

4. Oleia o teu corpo todos os dias

A rotina diária ayurvédica aconselha uma automassagem diária com óleo morno antes do duche, de acordo com o dosha predominante: óleo de sésamo ou de amêndoas doces para Vata; de coco ou girassol para Pitta; de sésamo ou mostarda para Kapha.

Trata-se de um “processo de desintoxicação que ajuda a trazer resíduos não digeridos para o sistema digestivo e eliminá-los do corpo. É também um ato de autocuidado e muito calmante para o sistema nervoso”, nota Tash. 

Gabriela Paleta corrobora: “A massagem lubrifica, flexibiliza, enraiza, mantém a pele saudável e forte. Para acalmar a energia Vata, podes usar óleo de sésamo, morninho e massajar bem todas as partes do corpo. Utiliza sempre óleos naturais, prensados a frio, mornos, para facilitar a penetração. Podes até acrescentar algumas gotas de óleo essencial de lavanda, que vai atuar nos níveis mais subtis da do nossos sistema nervoso, acalmando-o. Também podes optar por fazer uma massagem Abhyanga com um profissional de Ayurveda, e terás o benefício de usar óleos medicados para o efeito, com ervas que equilibram o dosha Vata e ainda completar com uma sauna no fim, que vai ajudar a hidratar e eliminar as toxinas, deixando a pele saudável e o sistema imunitário mais forte.”

5. Toma um banho de imersão quente

“Aquece o teu corpo e hidrata a pele de fora para dentro também com banhos de imersão quentinhos”, aconselha Gabriela Paleta. “Coloca um punhado de flores de lavanda ou camomila na água do banho, e deixa-te a relaxar e “demolhar” por cerca de 20 minutos. Se fizeres isso após a massagem, seria ainda mais eficaz. Nem precisas de passar sabão.”

6. Usa produtos naturais na pele 

A presidente da Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda afirma que, segundo esta ciência védica, “só devemos aplicar na nossa pele aquilo que podemos ingerir”: “A pele também come e por isso, temos que ter cuidado com o que pomos nela. Usa sabonete e champô natural, usa óleo vegetal para olear e nutrir o corpo e a cara. De vez em quando (uma vez por semana, se a tua pele necessitar de nutrição), podes fazer uma máscara nutritiva com abacate ou banana e mel, por exemplo.”

7. Abranda 

Tash, coach ayurvédica, aconselha: “Dorme mais e tira mais tempo para pausar, refletir e preparar para a nova estação que chega. Pensa em como a mudança te impacta, nos teus planos e em como criar espaço para eles. Meditação, escrita reflexiva e Yoga são práticas especialmente úteis nesta altura.”

Esperamos que estas dicas ayurvédicas ajudem a lidar de forma saudável com os vários desafios que podem surgir nesta época do ano. Bom outono!

Foto: Freepik

Ler também:


Discover more from Prana Magazine

Subscribe to get the latest posts sent to your email.